O que as Sequoias têm a ver com o seu negócio?

20/11/2017 | Gestão de Gente | , ,

Pela minha experiência pessoal de amar viajar, o Canadá é um de meus países preferidos, pelas culturas francesa e inglesa, pela natureza magnífica com fauna e flora exuberantes. Adoro cada vez que viajo seja para a costa leste ou oeste. Em relação à natureza, o destaque está nos plátanos multicores na incursão das estações e nas portentosas sequoias ou redwoods como são chamadas tanto lá como nos EUA. No caso destas últimas, recentemente tive uma lição sobre estas árvores que tomam grandes alturas. Chegam a ultrapassar 90 metros de altura e oito metros de diâmetro e são extremamente longevas, chegando mesmo até mais de mil anos.

Cientistas dizem que um dos fatores de maior relevância que garante essas características de resistência e longevidade tão extensas está no sistema de entrelaçamento das raízes, através do qual compartilham força e recursos vitais que as permitem crescerem saudáveis para o enfrentamento das intempéries e fenômenos naturais adversos.

A partir dessa ilustração pensem comigo: e se nas nossas organizações pensássemos como sequoias? Nos últimos tempos a tendência é contrária a esse exemplo uma vez que se reforça a questão da independência, do estrelato individual, da competição. Nenhum problema à esse respeito; é justo se reconhecer aqueles que se destacam, mas não podemos nos esquecer que no nosso cotidiano, em todas as circunstâncias, juntos temos capacidade para realizar mais do que de forma isolada.

Também é inegável o quão gratificante é o resultado de um trabalho em equipe, onde cada um entra com suas forças, talentos e dons compensando de igual forma o conjunto de fraquezas e debilidade que cada um de nós também possui. Em todas as posições todos necessitam de expertises para planejar, preparar, apresentar, vender produtos e serviços de forma eficaz e rentável. Neste mundo hostil, de capitalismo selvagem, como é conhecido, a possibilidade de se reunir esforços para se trabalhar junto focando um bem comum, a exemplo das sequoias e seus sistemas radicais de maximização de crescimento, é um bem de valor intangível mas essencial para o sucesso do negócio.

Tenha em mente que:

  • Juntos se pode prover suporte e assistência necessários.
  • Juntos se pode compartilhar benefícios mútuos.
  • Juntos se consegue atingir melhores e maiores resultados.

Como é o trabalho de equipe em sua empresa? Como você lida com trabalho em equipe? Estou curiosa para te ouvir e aprender com você. Deixe seu comentário!


Seja o primeiro a comentar.

Adoraria ler seu comentário aqui!

Responderei assim que possível.