Com base em matéria publicada pela Revista Sustentabilidade, o “Melhores Práticas” destaca algumas informações destinadas aos líderes do futuro, profissionais que se importam com a atuação de suas empresas nos quesitos relacionados à sustentabilidade.
Com as dicas abaixo é possível estabelecer políticas de desenvolvimento sustentável e, com as mudanças provocadas por essas ações, obter resultados empresariais ainda mais significativos.
Veja como um líder deve agir nesse contexto:
Atuação externa:
- Ser porta-voz e formador de opinião sobre a Sustentabilidade Corporativa por meio da publicação de artigos, palestras, exposição de projetos da empresa e debates com seus pares.
- Relacionar-se com líderes do pensamento em sustentabilidade corporativa, mantendo-se como canal aberto de comunicação.
- Trabalhar com Marketing de Comunicação para posicionar a empresa como player focado na sustentabilidade corporativa.
- Acompanhar os passos da concorrência local e global e promover estudos de análise de tendências de mercado e tecnologias.
- Incentivar, coordenar e permitir a colaboração da empresa em projetos de sustentabilidade e melhores práticas, sempre observando o contexto no qual a empresa está inserida.
- Representar a empresa junto aos órgãos governamentais e institucionais diretamente ligados ao tema da sustentabilidade.
Atuação interna:
- Desenvolver uma visão estratégica para a empresa, garantindo que a competência da sustentabilidade permeie toda a organização.
- Interagir com a organização para coordenar recursos em todas as áreas, com vistas ao compartilhamento de ideias, tecnologias, processos e melhores práticas.
- Incentivar e promover a participação de todos os colaboradores.
- Trabalhar com Marketing de Produto e Serviços para estabelecer planos de ação que promovam ajustes nos produtos atuais e futuros, maximizando os índices de sustentabilidade no seu desenvolvimento, embalagem, entrega, logística reversa e descarte.
- Trabalhar com o Setor Jurídico para garantir aderência às leis e às legislações de cunho ambiental.
- Desenvolver uma equipe de profissionais de sustentabilidade na empresa e suas linhas de negócios, aproveitando os recursos existentes e mobilizando outros apoios, com o objetivo de promulgar uma mudança de cultura, políticas e melhores práticas.
- Criar Key Performance Indicators para serviços e produtos, com vistas aos componentes da sustentabilidade.
- Avaliar a aplicabilidade por exigência ou boas práticas de certificações como ISO 14001, Sistemas de Gestão Ambiental, Gestão das Emissões e Mitigações de GEE (Gases de Efeito Estufa).
- Garantir a implantação e a efetiva manutenção de um plano de redução de resíduos, bem como de transformação destes em matéria-prima a ser reciclada.
- Desenvolver com a área de compras, políticas de compras sustentáveis, criando um ranking para os fornecedores que deverão se comprometer a trabalhar com essa competência nos seus negócios.
- Criar medidores de eficiência energética, hídrica e de qualidade do ar.
- Promover programas de treinamento e desenvolvimento contínuos dos colaboradores para que se comprometam tanto dentro da empresa, como em seus lares.
- Aderir às boas práticas da empresa, tais como governança corporativa, gerenciamento de projetos, dentre outras.
- Apresentar relatórios periódicos dos principais KPIs.
- Coordenar e apresentar o relatório anual de sustentabilidade.
Fonte: Revista Sustentabilidade.
muito bom….. tema bem atual e necessário; ações precisam ser realizadas em todos os âmbitos: pessoa, empresarial, do governo e da comunidades
Querida Meidy, grata por tua contribuição.
Qto mais se vive experiências na vida e no mercado mais ficamos cônscios da necessidade de trabalhar em cadeia. Não se consegue resultados brilhando sozinho!