
Tradicionalmente estamos entrando no período do Advento que compreende a festa cristã de Natal seguida das celebrações de virada de ano, conforme padrão calendário juliano.
Geralmente, nos concentramos no que nos é agradável, como o fato de chegarmos até aqui usufruindo de boa saúde, lembranças de momento felizes como casamento de um ente querido, nascimento de um filho, uma nova oportunidade de trabalho que surgiu ou até mesmo uma promoção na carreira, alcançado o sonho de ter adquirido uma nova casa e ter-se mudado para esse novo lar, assegurar que todas as obrigações econômico financeiras estão quitadas e ainda nos restou algum valor para poupar visando reserva para uma necessidade ou para compor um novo sonho. Todas essas questões são objeto de nossa gratidão.
Na contrapartida, existem sem dúvida os contratempos, dificuldades e adversidades que também foram enfrentadas no curso de nossas vidas, até presente momento. Como, então, agradecemos aos tempo difíceis?
De forma recorrente, escutamos as pessoas indagarem por que razão eventos ruins ocorrem às boas pessoas? Trata-se, sem dúvida, de uma pergunta bastante significativa abordada por muitos estudiosos. Muitas são as respostas, até mesmo simplistas, e que nos oferecem respostas satisfatórias. Sem dúvida, para aqueles que creem, seja qual for a opção religiosa escolhida, não se encontra qualquer menção que sugira que restrinjamos esse período de Natal apenas às experiências positivas.
Sem exceção, em 1 Tessalonicences 5:16-18 nos recorda que devemos estar sempre alegres, agradecendo em qualquer circunstância, já que esta é a vontade de Deus para nós em Jesus Cristo. Fé é o que se crê sem mesmo saber a razão. Talvez, à frente, algum evento possa nos mostrar o porquê daquilo, que a priori, entendemos como uma experiência negativa, dolorosa. Isso implica que se agradecemos de forma sincera, nos conscientizamos de que esses momentos difíceis são regularmente aqueles em que mais amadurecemos nos âmbitos pessoal, profissional e espiritual. A forma como respondemos a essas adversidades, revelam a autenticidade de nossa fé e confiança para com nosso Criador.
Tempos difíceis, tempos de bônus e de 12 em 12 meses, a temporada do advento. Que possamos, com nossas habilidades de diversas ordens, estendermos nossa gratidão a cada um dos 365 dias do ano, sejam eles mais ou menos agradáveis aos nossos olhos.
Feliz Natal a todos de forma indistinta, ano promissor em todas as searas.










