Na atualidade um dos grandes problemas, seja no âmbito profissional como na vida doméstica, é a questão da comunicação. Ainda que estejamos tão avançados no aspecto tecnológico, a comunicação tem se mostrado deficiente, e de nada adianta grandes ideias, projetos, planos, opiniões ou mesmo sugestões se a comunicação não for realizada de forma eficiente. Muitas organizações registram perdas milionárias pelo simples fato de não considerarem sugestões ou novas ideias de seus colaboradores e associados.
Acontece que a comunicação não ocorre de maneira automática somente porque você tem alguém à sua frente que está te escutando. Escutar é distinto de ouvir. Você tendo o sentido da audição, escuta tudo ao seu redor: palavras, ruídos. Ouvir é a arte de escutar com atenção e compreender o que lhe está sendo dito.
Felizmente, hoje encontramos um bom volume de literatura focada nessa questão que pode te auxiliar a melhorar o teu discurso e a forma de comunicar-se com os que estão sob tua responsabilidade ou não e com os teus entes.
Citamos aqui algumas delas:
- Escolha o momento adequado – verifique se o Outro está pronto para lhe ouvir.
- Planeje corretamente a comunicação que irá realizar – reflita sobre o que pretende dizer, não seja demasiado detalhista; objetividade é a chave da comunicação, considerando a tríade de sucesso: introdução, meio e conclusão.
- Inicie pela necessidade do seu ouvinte – necessidade gera demanda e, portanto, atenção da outra parte.
- Ouça primeiro – o fator chave de sucesso é mostrar-se disposto a ouvir o Outro e, assim, você poderá compreender a perspectiva dele para, então, focar no que pretende transmitir.
- Comunique de forma positiva – mesmo que a comunicação em questão seja delicada e traz notícias ruins, faça-o de forma realista mas sem perder o otimismo. Dessa forma a comunicação será realizada de maneira construtiva, independente de seu teor.
- Seja claro em suas conclusões para que a concordância do proposto possa ocorrer de forma segura, positiva e você possa atingir o seu objetivo.
- O fechamento de um speech, um discurso, um comunicado, independentemente do grau que as notícias ensejam tem-se sempre como aconselhável concluir com observações afirmativas reforçando assim o tom positivo da questão.
A comunicação empresarial tem causado inúmeros distúrbios ao ambiente organizacional. É lamentável que os gestores maiores da organização não percebam o ruído que causam com seus comunicados nada claros e plenos de situações embaçadas que nada agregam aos negócios empresariais. Se as organizações trabalhassem melhor a questão das inteligências na organização, tanto pelo lado intelectual e informacional quanto pelo lado emocional, carências hoje altamente perceptíveis no mundo dos negócios, muitas situações poderiam ser melhor contornadas trazendo o colaborador e principalmente os gestores da esfera intermediária da hierarquia a uma maior sintonia com a área estratégica da empresa.
Caro Prof. Lourival grata por sua contribuição extremamente elucidativa e didática. Concordo inteiramente contigo.