Liderança Servidora é um termo que vem sendo utilizado já há alguns anos no universo da administração do século XXI. Pode ser apreendida e aplicada por quem possui em si arraigado a vontade e intenção de mudar, crescer e melhorar de forma contínua, dinâmica.
Podemos considerar como pontos-chaves para definir esse termo:
- O desenvolvimento exige motivação, feedback, prática intensiva na vida cotidiana do profissional;
- Precisa explorar antigos comportamentos, identificando e mudando o que for necessário e aprender novos, quando for o caso;
- Precisa aprender a tratar dos sintomas e isso demanda tempo e persistência;
- Precisa fazer uso da habilidade de influenciar positivamente e de avaliar o caráter dos profissionais que constituem nossas equipes para realizarmos a correta e devida;
- Valorização e consequente reconhecimento de cada um deles, como indivíduo, unidade, talento a ser retido;
- Precisa saber discernir entre autoridade e poder;
- Existimos como área para atender uma necessidade humana e aí virmos a gerar lucro para justificar a existência do negócio;
- Se optar por ser Líder , primeiro devemos servir!
- Amar não é se emocionar, não é só falar mas é MOSTRAR! É exemplo!
- Exige paciência, gentileza, humildade, respeito, altruísmo, perdão, honestidade, compromisso;
- Exige responsabilidade, saber a hora de dar o abraço e a hora de aplicar uma “advertência”;
- O primeiro passo para mudança compreende: “sofrimento”, percepção, vontade e mudança em si e daí criar significado e propósito para o que queremos realizar no trabalho!
Liderar é servir!
- Ser sempre exigente com quem se contrata;
- Comemorar a aceitação de um novo contratado e orientá-lo adequadamente;
- Definir o propósito e significado do trabalho que está realizando;
- Remunerar de forma justa;
- Respeitar;
- Identificar, desenvolver e investir em potenciais líderes;
- Exigir excelência e responsabilidade de todos;
- Insistir na melhoria continua profissional e pessoal;
- Reconhecer as realizações individuais e de grupo;
- Promover as equipes;
- Procurar as melhores praticas e implementá-las;
- Levar a decisão a todos os níveis;
- Capacitar considerando os talentos de cada membro da equipe;
- Confiar e fazer a coisa certa desde a primeira vez, extirpando o custo do retrabalho!
- Ser honesto sempre no bom e no mal momento;
- Buscar o equilíbrio na vida;
- As pequenas coisas transformam nossa “casa/departamentos” em um “lar” agradável aos resultados, em um bom ambiente para se trabalhar.
SERVIR é sinal de simplicidade, e é de atos contínuos de simplicidade que construímos a cadeia de elos em que o bem servir redunda em tornar nosso trabalho uma verdadeira missão.
Este post foi baseado no livro “O Monge e o Executivo” de James Hunter.
E, você? O que pensa disso? Deixe sua opinião nos comentários!
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bom dia!
Servir sempre é bom …. denota respeito e o querer bem do outro. Características muito importantes para o verdadeiro líder. Esta virtude precisaria estar mais arraigada em nossos líderes políticos, empresariais, docentes, e em nós mesmos. Para isso, precisamos nos esvaziarmos do nosso egoísmo que não nos permite visualizar a necessidade do outro. É um bom exercício. Vale a pena. A sociedade agradece.
Parabéns Luiza pelo belo texto …. sempre nos fazendo refletir e melhorar.