Liderança Servidora

18/02/2017 | Liderança |

Liderança Servidora é um termo que vem sendo utilizado já há alguns anos no universo da administração do século XXI. Pode ser apreendida e aplicada por quem possui em si arraigado a vontade e intenção de mudar, crescer e melhorar de forma contínua, dinâmica.

Podemos considerar como pontos-chaves para definir esse termo:

  • O desenvolvimento exige motivação, feedback, prática intensiva na vida cotidiana do profissional;
  • Precisa explorar antigos comportamentos, identificando e mudando o que for necessário e aprender novos, quando for o caso;
  • Precisa aprender a tratar dos sintomas e isso demanda tempo e persistência;
  • Precisa fazer uso da habilidade de influenciar positivamente e de avaliar o caráter dos profissionais que constituem nossas equipes para realizarmos a correta e devida;
  • Valorização e consequente reconhecimento de cada um deles, como indivíduo, unidade, talento a ser retido;
  • Precisa saber discernir entre autoridade  e poder;
  • Existimos  como área para atender uma necessidade humana e aí  virmos a gerar lucro para justificar a existência do negócio;
  • Se optar por  ser Líder , primeiro  devemos servir!
  • Amar não é se emocionar, não é só falar mas é MOSTRAR! É exemplo!
  • Exige paciência, gentileza, humildade, respeito, altruísmo, perdão, honestidade, compromisso;
  • Exige responsabilidade, saber a hora de dar o abraço e a hora de aplicar uma “advertência”;
  • O primeiro passo para mudança compreende: “sofrimento”,  percepção, vontade e mudança em si e daí criar significado e propósito para o que queremos realizar  no trabalho!

    Liderar é servir!

  • Ser sempre exigente com quem se contrata;
  • Comemorar a aceitação de um novo contratado e orientá-lo adequadamente;
  • Definir o propósito e significado do trabalho que está realizando;
  • Remunerar de forma justa;
  • Respeitar;
  • Identificar, desenvolver e investir em potenciais líderes;
  • Exigir excelência e responsabilidade de todos;
  • Insistir na melhoria continua profissional e pessoal;
  • Reconhecer as realizações individuais e de grupo;
  • Promover as equipes;
  • Procurar as melhores praticas e implementá-las;
  • Levar a decisão a todos os níveis;
  • Capacitar considerando os talentos de cada membro da equipe;
  • Confiar e  fazer a coisa certa desde a primeira vez, extirpando o custo do retrabalho!
  • Ser honesto sempre no bom e no mal momento;
  • Buscar o equilíbrio na vida;
  • As pequenas coisas transformam nossa “casa/departamentos” em um “lar” agradável aos resultados, em um bom ambiente para se trabalhar.

SERVIR é sinal de simplicidade, e é de atos contínuos de simplicidade que construímos a cadeia de elos em que o bem servir redunda em tornar nosso trabalho uma verdadeira missão.

Este post foi baseado no livro “O Monge e o Executivo” de James Hunter.

E, você? O que pensa disso? Deixe sua opinião nos comentários!


Este post tem 2 comentários.

2 respostas para “Liderança Servidora”

  1. Meidy Pizzatto disse:

    bom dia!
    Servir sempre é bom …. denota respeito e o querer bem do outro. Características muito importantes para o verdadeiro líder. Esta virtude precisaria estar mais arraigada em nossos líderes políticos, empresariais, docentes, e em nós mesmos. Para isso, precisamos nos esvaziarmos do nosso egoísmo que não nos permite visualizar a necessidade do outro. É um bom exercício. Vale a pena. A sociedade agradece.
    Parabéns Luiza pelo belo texto …. sempre nos fazendo refletir e melhorar.

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