Firmando um propósito para o novo ano

12/01/2017 | Autoconhecimento | , ,

Passado o período de festas de final de ano, inicia-se uma nova contagem regressiva e emocionalmente temos desenhado um modelo mental de recomeço, com novos propósitos pessoas, objetivos e metas de vida também pessoal e profissional. Essa é uma tarefa de planejamento e organização de vida que visa facilitar a própria trajetória para que tudo fique claro no passo a passo das nossas realizações.

Temos dessa forma a oportunidade de analisar de forma pontual e objetiva os prós e contras do ano que se encerrou e assim delinear o que pretendemos, queremos, desejamos para os próximos 12 meses, de forma didática, linear, assertiva e com os pés no chão. Em resumo: devem ser claros e específicos, mensuráveis e alcançáveis. Em administração denomina-se de conceito SMART (Specific, Mensurable, Accurate, Relieable, Timely ). Ter-se a INTENÇÃO DE não é suficiente. É vago e dilui-se no próprio tempo, podendo à frente gerar frustrações plenamente evitáveis.

Cito aqui frase de Heath Eslinger da Universidade de Tennessee – Chattanooga:

“O objetivo de cada líder deve ser a transformação da vida. Grandes resultados são o resultado de grandes pessoas. É se estar à serviço das pessoas.”

Realizando uma reflexão deste post, é importante considerar:

  • Como nos avaliamos olhando para este ano que se findou?
  • Onde tivemos sucesso e onde não?
  • Quais foram as metas que estabelecemos para os 12 meses que se passaram e qual foram os resultados obtidos?
  • Poder-se-ia ter feito algo melhor ou de outra forma tanto na nossa vida pessoal como na gestão daqueles que estão sob nossa responsabilidade na empresa?

Tendo essas questões em mente que como líderes de nós mesmos e de outras pessoas que se espelham em nossas atitudes e palavras devemos perseguir as diretrizes de coração, espírito e atitudes corretas. Essas premissas podem nos garantir um caminhar adequado e consistente. Afinal, somos responsáveis por nós mesmos e nosso entorno.

Concorda? Gostaria de compartilhar tua opinião?


Seja o primeiro a comentar.

Adoraria ler seu comentário aqui!

Responderei assim que possível.