Visita Técnica na Central de Abastecimento do Hospital Cajuru

17/04/2018

Neste mês tive a chance de levar meus alunos para uma visita técnica, na qual tiveram a chance de ver de perto os benefícios da gestão lean.

Por ocasião dessa visita nós tivemos a oportunidade de conhecer a Central de Abastecimento do Hospital Universitário Cajuru que engloba Farmácia, Compras, OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) e CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico).

Lá os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar todo o fluxo sob a ótica da filosofia Lean, desde a chegada do material médico na Central de Abastecimento, o recebimento e verificação por parte do controle de qualidade, avaliação das transportadoras, a entrada dos dados no sistema Tasy e a devida alocação no armazém.

Viu-se também as diversas iniciativas que possibilitaram reduzir drasticamente o valor do capital imobilizado, gerando valor agregado para a área, para o produto e para o serviço, e reduzindo, inclusive, a área de armazenagem tanto em metragem quadrada quanto em metragem cúbica.

Visitou-se a Central de Nutrição, a Central de Soro, a Central de Materiais Médicos e Medicamentos, o Setor de fracionamento e a Ilha de Produção para atender de forma customizada cada paciente, assegurando o estrito controle de qualidade na dispensação de materiais e medicamentos através do sistema Tasy, a colocação na embalagem customizada e já o lançamento na conta hospitalar que reflete imediatamente no faturamento.

Depois disso, o outro passo é o serviço de boy de distribuição nos andares e nos setores da medicação para paciente e dos materiais de uso específico da enfermagem. Então teve-se a possibilidade de se visualizar a eficácia e a eficiência da aplicação da filosofia lean dentro da área da saúde e em healthcare, acompanhando todos os passos do processo, mostrando os ganhos tangíveis e não tangíveis que foram obtidos ao longo de 12 anos de trabalho, a redução do número de pessoas nas equipes, melhoria no trabalho e melhoria do clima organizacional interno.

Também, tivemos a oportunidade de conhecer como é gerado hoje, dentro do sistema Tasy e através da ferramenta Planexo, da empresa Bionexo, tudo o que vem antes da aquisição, ou seja, todo o planejamento e controle de demanda afim de se assegurar não ter perdas e não ter desperdícios de medicamentos e materiais por diversos fatores, como por exemplo, vencimento por prazo de validade ou má utilização.

Eu com alunos durante a visita técnica.


Seja o primeiro a comentar.

Adoraria ler seu comentário aqui!

Responderei assim que possível.