Antecipando-se às necessidades e desejos dos clientes

28/06/2017 | Gestão de Gente, Gestão de Negócios | , , ,

O mundo encolheu, já que hoje é visto como aldeia global. Também houve uma evolução sobre a consciência do real sentido de Qualidade. Antes podia ser vendida e mesmo assim estar desassociada dos serviços prestados por alguém ou por uma empresa.

Atualmente, o segmento de serviços, que é o que está mais próximo na relação com o cliente, investe para garantir experiências inesquecíveis que façam o cliente agir como difusor e divulgador da marca, do branding dessa empresa. Essa questão não tem preço e pode render dividendos, mais do que qualquer campanha de marketing. O velho dito da propaganda boca a boca realmente funciona, e se for no sentido negativo o impacto causado pode não ser recuperável com nenhum investimento no mencionado marketing. O custo é altíssimo nessa contramão!

O setor de serviços vem investindo de forma maciça no preparo e capacitação de seus colaboradores para que, no exercício de suas respectivas funções, possam antecipar nossas necessidades com interesse, empatia e atenção nos detalhes. Muitas empresas buscam realmente atender nossas necessidades, e um número ainda menor tratam de antecipar-se às nossas necessidades e até mesmo aos nossos desejos. Criar e cultivar esse tipo de cultura em pequenos negócios já é muito difícil, quanto mais em negócios de larga escala, pois produtos e serviços são realizados por pessoas e são elas que devem incorporar em seus DNAs , considerando e respeitando seus limites de capacidade e recursos.

Para tanto, temos que considerar os seguintes aspectos:

  • os colaboradores são solícitos e sempre prontos da oferecer suporte ao que lhe seja necessário?
  • os colaboradores são capacitados para responder a qualquer pergunta ou dúvida do cliente?
  • você coloca os interesses e necessidades de seus cliente em primeiro lugar ao invés de estar mais preocupado com seus proventos?
  • você mantém seus clientes informados e atualizados sobre as novidades inseridas no seu trabalho ou produto que demonstre aumento de eficiência e eficácia?

Pense à respeito e compartilhe aqui sua opinião. Aproveito também para convidá-lo à se conectar comigo no LinkedIn. Basta fazer login no LinkedIn e procurar por Luiza Helena Giraud ou acessar o link https://www.linkedin.com/in/luiza-helena-giraud-18591920/ e solicitar a conexão. 😉


Imagem de capa: Business image created by Asierromero – Freepik.com

Este post tem 4 comentários.

4 respostas para “Antecipando-se às necessidades e desejos dos clientes”

  1. Cadu Visentin disse:

    Concordo inteiramente com seu ponto de vista Luiza. Partindo de sua missão, visão e valores, as empresas deveriam cultivar sua cultura por meio de todas as suas ações, processos e decisões.

    • Luiza Giraud disse:

      Caro Cadu, como é bom se encontrar eco aos nossos pensamentos e convicções. As empresas são formadas por pessoas, seu maior bem e assim devemos também considerar a forma de entender e conservar os clientes conquistados.

  2. Patricia Gonçalves disse:

    Prezada Luíza Giraud , adoro o que você escreve, no entanto não concordo com o dito” propaganda boca a boca realmente funciona ” Hoje com a tecnologia as redes sociais estão à frente da chamada “ propaganda boca a boca” ao meu ver tal cliente quando escreve em seu perfil divulgando algum tipo de serviço o impacto é quase instantâneo, já a boca a boca leva muito mais tempo e muitas vezes só é divulgado quando está em rodas de amigos. No sentido negativo o impacto causado por redes sociais é ainda mais intenso.

    • Luiza Giraud disse:

      Cara Patrícia, boa tarde! Acolho seu comentário, pertinente e quando se fala em termos de velocidade, não resta dúvidas de que o timing é praticamente instantâneo, como você o diz e que não deixa de ser o velho boca a boca, de certa forma se pensarmos no tela a tela tornando-se sinônimos por conseguinte. Mas há também que se considerar as diferenças etárias e esta pirâmide etária vem tomando uma nova configuração onde encontramos seniores que curtem essa forma de comunicação midiática e aqueles que não abrem mão das rodas de conversa com um poder de convencimento pelo olho no olho, pelo tom de voz utilizado para descrever um #causo# que também surte efeito.
      Havemos também que considerar que no antigo boca a boca possa também passar por questionamentos de confiança e esta será maior ou menor sobre o #contador# na proporção que cada pessoa confia nele e isso também ocorre na disseminação de opiniões através da internet, onde muitas vezes precisamos checar se aquela notícia ou informação é fake ou não.
      Observe que a essência permanece. O que muda é de fato o timing e o veículo. Continue opinando. Um prazer ler outras óticas. É isso que enriquece e nos dá prazer em continuar escrevendo.

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