Dois pontos críticos para superar a crise

12/12/2017 | Gestão de Negócios | , , , ,

Em meio à crise sem data para terminar, pergunto: O que sua organização precisa fazer para sair desse momento de forma mais consistente?

O longo período de recessão que estamos vivenciando tem causado um impacto de grande porte no desempenho da ampla maioria das nossas organizações. A queda nas vendas, nos lucros e o aumento do desemprego levou as empresas a colocarem em prática um intenso esforço de redução de custos, notadamente desde os idos de 2014.

As empresas que atuam no sistema lean já tem incorporado em seus DNAs esses esforços de redução de custo, eliminação de desperdícios, otimização de recursos e maximização de resultados.

Isso posto, restam as questões:

  • O que deve então ser realizado?
  • O que ainda não foi feito?
  • Quais as prioridades a serem focadas?

Em um primeiro momento as ações acima colocadas, além da análise da folha de pessoal, enxugamento da mesma e afins foram focados na área de manufatura, mas também se faz necessário colocar-se holofotes nas demais áreas de negócios.

Dois pontos críticos de atenção para superar a crise

Desenvolvimento de produtos – portfólio amplo é bem visto em períodos de crescimento e estabilidade econômica, mas não em períodos de recessão. Grande variedade gera grande complexidade, redundâncias, retrabalhos, aumento de lead time, custo elevado, qualidade deficiente entre tantos outros aspectos. Em épocas de crescimento esses aspectos ficam submersos (efeito iceberg, ou o popular “buraco é mais embaixo”) e só se evidenciam nos períodos de crise.

Novas práticas de gestão para Marketing e Vendas – gerenciamento cotidiano com ampla capacidade de análise crítica sobre dados, fatos, comportamento do mercado e dos clientes a partir de uma análise substancial do que é de fato, neste momento, valor para o cliente, medição e controle dos índices de satisfação ou não desses mesmos clientes.

Com mais de 40 anos no mercado corporativo, implementei o modelo lean em grandes organizações e posso afirmar que a combinação acima permite oferecer à organização um novo modelo e patamar de desempenho.

Seu negócio já aplica esses modelos? Comente abaixo.


Seja o primeiro a comentar.

Adoraria ler seu comentário aqui!

Responderei assim que possível.