Gestão Lean em Hospitais

16/12/2017 | Gestão de Negócios | , ,

Há 45 anos no mercado – 33 deles vivenciados na indústria e multinacionais, 9 deles em serviços de saúde e aproximadamente 3 deles em consultoria e mentoria – posso assegurar que a filosofia lean perpassou os muros das fábricas e se instalou para ficar na área hospitalar. Essa garantia ofereço através de experiência própria quando convidada para adaptar o lean manufacturing em lean health.

Os primeiros sentimentos foram de hesitação já que minha formação em antropologia e administração não falava a linguagem dos médicos, dos enfermeiros, dos farmacêuticos. Com apoio da área financeira e a contratação certa de um profissional que me ajudou muito, conseguimos levar essa mensagem de modo que esses profissionais da saúde pudessem entender o que se pretendia e como o faríamos. Nosso esforço resultou em um case de sucesso na área hospitalar, referência em Curitiba e no Estado do Paraná.

Este trabalho também me rendeu o convite para docência em pós graduação na área da saúde, onde a constatação do que faço pode ser observada in loco, nas visitas técnicas que oferecemos aos alunos, atestando que dá para se fazer mais com menos e melhorar sempre.

Através de toda essa experiência pudemos demonstrar que a área de Suprimentos pode ser um centro de Receitas e não de Despesas como largamente rotulado.

Em 2014, esta área ofereceu no grupo onde atuava, um resultado da ordem de 101% em relação às metas estabelecidas para aquele exercício.

Gradualmente, estas experiências foram ganhando corpo desde os primeiros passos em 2006, envolvendo as várias áreas do complexo hospitalar onde atuamos (5 hospitais e 1 plano de saúde).

Hospitais e entidades que atuam na área da saúde são diferentes, mas os conceitos lean se aplicam igualmente, pois muitos dos problemas são comuns, assim como os métodos que os abordam. O acúmulo de desperdícios é frequente, como em qualquer organização. Pacientes esperando, inúmeros retrabalhos, movimentações e transportes desnecessários, exames e procedimentos desnecessários, medicamentos e materiais em excesso ao mesmo tempo em que há faltas, equipamentos ociosos ou em falta, colaboradores estressados e/ou ociosos, entre outros. E o que é valor para os pacientes como, por exemplo, ser atendido e ser tratado, também é evidente.

Tudo se inicia com a observação direta e lembrando que neste segmento, diferentemente da indústria que pode realizar um recall de produto, por mais que isso lhe custe em recursos financeiros e de imagem, no atendimento direto ao paciente, desde o back desk até o front desk não há recall de paciente. Não temos poder de dar vida mas podemos oferecer o nosso melhor a partir dessa realidade que nos leva a fazer certo da primeira vez, onde o fator tempo (lead time) é crucial.

A disseminação do Trabalho Padronizado para médicos, pessoal de enfermagem, técnicos, pessoal administrativo e demais envolvidos nos bastidores com a implementação efetiva e real, cumprimentos de protocolos clínicos que saem do papel e ganham vida no dia a dia, de políticas, normais, procedimentos e manuais, têm permitido que as instruções e orientações sobre como o trabalho deve ser executado através de um maior rigor e disciplina, substituindo políticas e práticas informais, quando existem. Isso tem garantido substanciais melhorias na qualidade, nos custos e na segurança do paciente e profissionais envolvidos.

Um sistema Kanban pensado especificamente para medicamentos, materiais médicos, implantação de um sistema 5S com recorrentes programas de capacitação e refresh dos envolvidos, acompanhados de diversas outras ferramentas que o lean oferece (você pode identificar as que melhor se aplicam à sua realidade, consultando nossa planilha de ferramentas (lean tooling).

Os resultados conquistados por este conjunto de métodos e ferramentas tem sido a redução substancial de custos tangíveis e não tangíveis (análise crítica do que está “por trás de…”), maior segurança dos pacientes, maior satisfação dos funcionários que se tornam colaboradores, através de maior iniciativa e senso de propriedade com consequente upgrade de resultados e níveis de qualidade.

Se você é gestor da área da saúde agende uma visita minha pelo fone: (41) 99604-0789


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