Valorização e reconhecimento pelo gestor

3/10/2017 | Gestão de Gente, Liderança | , ,

Encontra-se vasta literatura sobre a questão de reconhecimento de colaboradores nas organizações, seguidas de diversos tipos de estatísticas. Consultando alguns desses estudos e passando uma linha geral sobre eles, pude constatar de forma generalizada que ao redor de 50% dos dirigentes estavam cônscios de que atuavam em uma linha bem humana de reconhecer seus colaboradores pela realização de um bom trabalho. Apenas menos de 20% dos colaboradores expressaram que sentiam que seus líderes realizavam um bom trabalho no sentido de reconhecerem seus esforços.

Observem na colocação acima como a questão da percepção na prática pode ser tão diversa e pode acarretar resultados danosos, baixo clima organizacional favorável, queda de produtividade, etc. Segundo esses mesmos estudiosos, essa diferença nas formas de perceber se devem basicamente a 2 questões:

  • As pessoas tendem a se lembrar mais dos comentários negativos que dos positivo
  • Muitas pessoas não querem ou não sabem oferecer feedback

Não há dúvida de que cada um a seu estilo possui formas variadas de externar elogios, sentimentos de apreço e valorização, e todos necessitamos de estímulo como este em determinado momento de nossa trajetória, ao menos de vez em quando. A importância das palavras norteando, referenciando as atuações dos colaboradores é importante. Existem pessoas que o seu silêncio traduz a sua aprovação por algo bem realizado, mas essa não é a melhor forma de reconhecer-se e valorizar. Enquanto gestores, ter o poder das palavras bem ditas nos momentos adequados se faz tão necessário, pois elas permanecem no consciente e inconsciente de nossos colaboradores, inspiram e por conseguinte beneficiam ambas as partes.

Pense nisso!


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