Toda organização na atualidade segue um modelo de se apresentar ao mercado que é o da Visão, Missão, Valores. Ocorre que muitas vezes esses conteúdos foram criados por terceiros ou pelo setor de marketing da organização. Estão estampados nos corredores das empresas mas nem sempre no DNA de seus dirigentes e associados. Uma organização idônea de fato, não pode agir sob o modelo de que o fim justifica os meios. Neste caso, a preocupação fundamental reside em características como as de ambição e ganância, muito distante do que deveriam ser os seus verdadeiros valores.
Não é pecado querer vender mais, crescer em tamanho desde que não se comprometa com o verdadeiro benefício ao cliente do serviço ou produto, bem como não se baixar a qualidade destes de forma maquiada, tornando-se o produto/serviço um engodo. Negócios não são construídos com promessas mas com premissas claras, factíveis. É preciso ter em mente que os valores atribuídos a organização sejam reais, definindo sua essência expressa no que se faz, porque se faz e como se faz.
Dirigentes de valor que atuam em organizações realmente embasada em valores buscam implementar uma cultura empresarial de forma efetiva e assertiva através de seu Código de Conduta e Melhores Práticas, de forma a disseminar entre toda a sua comunidade um caráter retilíneo e homogêneo que permeie entre todos os associados e atinja seus clientes e fornecedores, atingindo de forma positiva sua área de ação.
A forma como se formula o credo da organização no sentido de como atingir o seu cliente e/ou fornecedor pode dar a eles a chance de guiá-los a um caminho idôneo, respeitável e valoroso.
Responda para você mesmo:
- Você tem consciência de que sua empresa está realmente embasada em valores?
- Se sim à pergunta anterior, quais são eles? Eles estão colocados de forma que possam ser do entendimento de todos e passíveis de revisão e adequação se o momento/situação assim o exigir?
- Você está convicto de que esses valores se encontram enraizados no DNA de sua equipe?
- Se a organização não se encontra formatada dessa forma, você acredita que poderia ser um agente de mudança nesse sentido?
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Muito bom seu texto Luiza. Acredito que a definição da missão, visão e valores é o que pauta em última instância todas as tomadas de decisão dentro da empresa e o que garante a harmonia entre os stakeholders.
Cadu, você bem o sabe, pois muito me instigou e questionou para que eu chegasse a definir em verdade a minha missào.
Grata pelo teu suporte e apoio.
Estamos em contato.
Luiza, lí seus quatro artigos voltados ao desenvolvimento de pessoas e de organizações.
Neles se encontra ênfase nos fatores ligados às humanidades, que tangem os valores pessoais, profissionais e organizacionais tão necessários para o desenvolvimento dos negócios e do êxito no desenvolvimento das competências.
Parabéns pela dedicação, entusiasmo e talento!
Querida Gilce, que bom que você apreciou esta leitura. De fato, não consigo ver resultado em negócios sem perpassar pelas HUMANIDADES.
Você é uma pessoa bem assertiva e objetiva e assim fique à vontade sempre que desejar contribuir. Tuas colocações são sempre bem vindas.
Luiza Helena,
Li suas publicações. Adorei.
O país, as empresas precisam de grandes líderes, sejam eles homens ou mulheres.
As empresas precisam acertar nas contratações, pq o custo da substituição é muito alto.
Toda empresa precisa vender, isso é fato, mas não podemos esquecer da ética, dos valores.
Parabéns!!!