No atual efervescente mercado de trabalho do mundo global, em pleno século XXI, identificamos que a palavra AMOR não é uma palavra que, com frequência, faça parte do vocabulário. À primeira vista nos parece fora de contexto, afinal as pessoas de negócios se orgulham de serem muito práticos e pragmáticos, pois tempo é dinheiro e o amor é um sentimento, portanto, intangível. Afinal, o mundo dos negócios lida com o que é concreto, palpável, tangível, mensurável.
O termo amor no universo dos negócios é empregado para expressar alguns clichês que todos conhecemos, tipo: Amo meu trabalho, Amo o desafio e o expertise, Amo vencer pela minha competência, Amo influenciar pessoas pela minha habilidade de comunicação. Nesse contexto, parece que algumas vezes o amor produz sentimentos que devam ser excluídos do mundo empresarial.
Entretanto, há que se considerar também que há uma forma de amor que merece destaque e posto de honra no ambiente empresarial que é expresso através dos valores de fidelidade, lealdade, integridade e ética. De certo modo, se constitui em uma espécie de amor quando não se age de forma indevida buscando obter vantagens pessoais frente aos colegas, membros de equipe. Quando a equipe se determina a exercitar seu alto grau de resiliência e vencer circunstâncias adversas, este também é um ato de amor.
Ao contrário do que ocorre na vida militar, onde nenhum homem deve ser deixado para atrás e o comandante é o último a deixar o barco, no mundo dos negócios, opta-se muitas vezes pela sobrevivência do mais forte, do mais esperto; o que importa na carreira é o nosso crescimento independente do que isto custe aos demais.
Algumas premissas importantes:
- Amar é ser digno de confiança, pessoas de caráter. Está na contramão da hipocrisia.
- Amar é ser fiel independente do que isto nos custe. Há que se crer na missão da empresa e vencer o que parece invencível.
- Amar é continuar performando como um líder responsável mesmo quando os reveses parecem intransponíveis.
Você é um líder para qualquer tempo?!
Deixe seu comentário. 😉
Luiza,
Excelente reflexão sobre o Amor no mundo negócios.
Hoje em dia, infelizmente nos deparamos com a concorrência dentro do ambiente corporativo, a pressa de se atingir o topo da carreira, muitas vezes cega as pessoas, fazendo com que as mesmas tenham atitudes inaceitáveis. O amor deve ser soberano em tudo o que fazemos, sejam em qualquer lugar ou com qualquer pessoa que tenhamos contato. Quando praticamos o Amor, tudo fica mais leve, tudo flui. Parabéns Luiza pelos artigos!!
Estimada Edna, boa noite!
Qbom que você está apreciando nossas publicações. Boas considerações tuas. Participe quanto desejar! abs.
Amar como Cristo amou….. servindo, preocupando-se com o bem estar da sociedade, amar fazer o que faz, amar sem esperar retorno, amar porque é a melhor qualidade que o ser humano pode ter. Amar as pessoas com quem temos contato diariamente ou esporadicamente (cliente); amar nossos colaboradores para que eles possam amar trabalhar; amar nossos fornecedores, para que nos forneçam sempre o seu melhor…. sim, simplesmente amar.
Querida Meidy, obrigada por tua valiosa contribuição que enriqueceu o texto. abs.
Oi Luiza! Gosto desse seu trabalho! Eu tenho uma frase que acho que pode eventualmente,contibuir com as pessoas que seguem você.
Qual é o tamanho do maior sacrfício que você pode fazer para a pessoa que você ama?
Caro Dalmo, prazer em tê-lo em nosso espaço. Gostei da questão e vou refletir mais sobre ela e talvez isso gere um novo post.