Hoje, quero abordar a questão do medo e das escolhas de forma muito objetiva e sucinta.
É fato que não se pode investir quando se tem apenas uma opção. Fica impossível avaliá-la, pois não se tem elementos de comparação. Porém, não espere ter um leque enorme de opções, pois quando elas são inúmeras o medo aumenta progressivamente em decidir errado e na mesma proporção aumentam as incertezas. Balanceie as possibilidades, avalie os desafios e as oportunidades.
De outra parte isso não implica que o receio e o medo para avançar seja eliminado, ele faz parte do cenário e te ajudará a tomar a decisão de forma mais coerente, racional, prática e cautelosa.
Lembre-se que o empreendedor, em seu cotidiano, tem que realizar escolhas a todo tempo, portanto, ele precisa de lucidez, clareza e objetividade para tirar os ruídos envolvidos e simplificar o quão necessário for o seu processo de aprendizado, crescimento e desenvolvimento.
Boa semana para você!
Existe um texto bastante interessante que utilizo bastante em minhas aulas intitulado OS INIMIGOS DA APRENDIZAGEM. Entre estes inimigos que impedem os indivíduos de aprender cada vez mais e de armazenar novas e edificantes informações está justamente o medo. O medo de dizer que não sabe, o medo de achar que já sabe tudo e que não tem mais nada a aprender entre outros. Portanto quanto mais dominarmos o medo e o receio do enfrentamento em relação aos desafios diários, tanto melhor conseguiremos vencer nossos obstáculos e estaremos prontos a novas e desafiadoras tarefas sempre.
Prof. Lourival, correto. O inimigo medo, de qq espécie, em qq área da vida é um grave inibidor de muitas potencialidades enrustidas. O medo leva à omissão e escolhas custam coragem e ousadia de ser humilde e não temer o crescer.
O ser homano precisa praticar o raciocínio lógico! Esse é comomeço do caminho do progresso em qualquer busca!
Certamente Dalmo, tudo é prática e com o seu exercício o desenvolvimento ocorre de forma gradual mas contínua. Ser lógico requer a habilidade desenvolvida de refletir, planejar, analisar criticamente, colocar em prática, experimentar, monitorar, avaliar.